Para que o Sat CFe possa funcionar, existem algumas configurações que precisam ser efetuadas. Segue abaixo as instruções:
Passo 1: Verificar pelo controle de acesso se o seu grupo de usuário possui permissão de acesso ao módulo financeiro, se não possuir faça liberação do acesso nesse mesmo módulo.
Nome do menu: Atribuir permissões
Dica: Administradores devem possuir todas as telas liberadas. Para os outros grupos, libere apenas as telas que serão utilizadas.
Passo 2: Acessar financeiro > cadastros > conta e incluir as contas corrente que a sua loja trabalha. O sistema é entregue com as seguintes contas cadastradas: CAIXA, CHEQUE, CRÉDITO.
Nome do menu: Contas
Instruções:
- Informe o tipo de lançamento. Ex.: Conta corrente, Cartão, cheque.
- Informe a empresa.
- Preencha a descrição. Ex.: Bradesco (conta corrente do banco Bradesco).
- Informe em “Conta corrente” o banco, a agência e a conta.
As demais informações devem ser preenchidas conforme a necessidade e particularidade.
Dica: As contas CIELO e REDECARD não são mais utilizadas pelo sistema. Você pode sobrepor as informações com as de sua conta corrente.
Passo 3: Acessar financeiro > cadastros > cartões e incluir os cartões aceitos pela sua empresa; exemplo: MASTERCARD, VISA, VISA ELECTRON etc.
Nome do menu: Cartões
Instruções:
- Preencha em descrição o nome do cartão. Exemplo: American Express
Indique o tipo de operação. Será débito ou crédito.
Passo 4: Acessar financeiro > cadastros > financeira/Redes de cartão e corrigir as informações das redes cadastradas.
Nome do menu: Financeira / Rede de Cartões
Instruções:
- Preencha o Nome Razão, selecionando na lista.
- Informe o nome fantasia. Ex.: REDECARD.
- Informe o CNPJ e a inscrição estadual.
- Selecione entre financeira e rede de cartão.
As demais informações devem ser preenchidas conforme a necessidade e particularidade.
Dica: Se você não trabalhar com CIELO ou REDECARD incluir o cadastro da sua rede.
Passo 5: Acessar financeiro > cadastros > formas de recebimento e fazer as devidas associações para as formas aceitas pela sua empresa.
Nome do menu: Formas de recebimento
Cartão
Instruções:
- Informar o troco que será devolvido ou o crédito máximo para o cliente que será gerado em uma venda. Caso não gere troco ou crédito deixe o valor igual a zero.
- Informe o Cartão utilizado
- Informe a Rede (qual a máquina que passa o cartão selecionado
Exemplo: Cartão MASTER passa na Rede Banco American Express S/A – Amex - Em conta: informe qual conta será creditado os valores recebidos através deste cartão selecionado.
- Informa o mínimo e o máximo de parcelas que serão aceitas, assim como a taxa cobrada e o prazo de resgate dos valores.
IMPORTANTE: Este procedimento deverá ser repetido para todas as combinações de cartão + financeira / Rede. A mesma bandeira de cartão pode passar em redes diferentes.
Nas demais formas de recebimento, deverá ser informado basicamente o plano de conta utilizado e o Troco / Crédito máximo.
Passo 6: Acessar RH > funcionários e cadastrar todas as pessoas que acessarão contas a receber, lançamento em conta e contas a pagar.
Nome do menu: Funcionário
Nessa tela você poderá cadastrar seus funcionários. Ela será imprescindível para aqueles que manipulam as informações no módulo financeiro.
Instruções:
- Preencha o nome
- Preencha CPF e RG (Opcional).
- Indicar qual o usuário no sistema associado a este cadastro de funcionário.
As demais informações devem ser preenchidas conforme a necessidade e particularidade.
Passo 7: Acessar controle de acesso > regras de visibilidade > formas de recebimento e selecionar as formas aceitas pela sua loja.
Nome do menu: Regras de Visibilidade
Instruções:
Informe nessa tela quais as formas de recebimento serão utilizadas. No caixa, serão aceitas apenas as formas indicadas aqui.
Passo 8: Acessar controle de acesso > regras de visibilidade > totalizadores do financeiro e definir quais pessoas poderão enxergar essas informações.
Nome do menu: Regras de Visibilidade
Instruções:
Marque os funcionários que poderão ver os totais de das contas no financeiro.
Passo 9: Acessar controle de acesso > regras de visibilidade > contas do financeiro e definir quais contas cada funcionário irá administrar.
Nome do menu: Regras de Visibilidade
Instruções:
- Selecione o funcionário
- Marque quais as contas ele poderá visualizar e modificar
Dica: Se o funcionário for administrar todas as contas, marque todos os quadros.
Passo 10: Acessar controle de acesso > regras de visibilidade > empresas contas pagar/receber e definir quais empresas cada funcionário irá administrar.
Nome do menu: Regras de Visibilidade
Instruções:
- Informe o funcionário
- Selecione as empresas que poderão ser administradas
Dica: Mesmo que você só possua sua empresa cadastrada, é necessário indicar nessa tela que o funcionário poderá administrá-la.
Passo 11: Acessar ferramentas > configurações globais > financeiro e preencher as informações.
Nome do menu: Configuração Global
Contas a pagar:
Conta Padrão: Quando é criado um contas a pagar, deve ser definida uma conta padrão, que geralmente é mais utilizada.
Plano conta padrão (Contas a Pagar): Escolha qual a opção padrão do contas a pagar, para ser gerado o relatório.
Contas a receber
Conta Padrão: Quando é criado um contas a receber, deve ser definida uma conta padrão, que geralmente é mais utilizada.
Plano conta padrão (Contas a Receber): Escolha qual a opção padrão do contas a receber, para ser gerado o relatório.
Percentual de juros para pagamento em atraso: Se em atrasos de pagamento houver cobrança de juros, informar o percentual da cobrança, caso não haja, deixar o valor 0,00 (zero).
Devolução em Dinheiro
Plano de conta Padrão: Escolher opção padrão para aparecer em relatório de devolução de valores em dinheiro.
Configurar o e-mail que será enviado os extratos do módulo financeiro.
Passo 12: Acessar ferramentas > configurações globais > caixa e preencher as informações.
Nome do menu: Configuração Global
Instruções:
Preencha as informações solicitadas.
Rede Padrão – Cartão de crédito: Nessa opção é escolhido a Rede padrão de recebimento de pagamentos em cartão
Mensagem Cupom Fiscal: É possível escrever uma mensagem no cupom fiscal que aparecerá quando o mesmo for emitido.
Passo 13: Verificar os cadastros de condição de pagamento pela versão antiga e certificar-se de que todas estão com as informações de parcela e prazo.
Instruções:
- Informe o número de parcelas
- Informe as parcelas e os dias em que serão realizadas conforme a condição
Instruções acerca dos débitos do Sav 2003
Em virtude da diferença entre a estrutura dos sistemas (Sav 2003 e Sav.Net 2010), os débitos existentes na versão antiga deverão ser lançados de forma manual no novo sistema. Uma forma é fazer por demanda, ou seja, conforme o cliente vai até à loja, lança-se o débito nas contas a receber. A outra é fazer todos os lançamentos antes de começar a utilizar o novo financeiro.