Procedimentos para transição do financeiro do Sav 2003 para o Revolution

A estrutura de cadastro e recebimento das contas dos clientes do Sav 2003 é diferente do Revolution. O novo Contas a Receber foi pensado para permitir um maior controle sobre tais débitos, permitindo cobranças mais efetivas e produtivas.


A diferença mais básica é em relação ao CI, que deixa de existir. Isso porque seu controle era ineficaz, gerando dúvidas a respeitos dos pedidos que os compunham e dificultando a cobrança dos clientes.

No Revolution, todo novo pedido é um pedido em aberto. Esse pedido poderá ser recebido ou ser lançado no Contas a Receber. Esse processo de lançamento é como uma anotação de que aquele pedido ainda deve ser pago pelo cliente.
Esse novo controle permite que seja definida uma data de vencimento, permite que o pagamento seja parcelado, o débito pode ser integrado com o boleto, pode constar o número do documento fiscal associado, entre outros benefícios.

Portanto, no Revolution, para receber a conta de um cliente, basta inserir o seu nome e o sistema mostrará todas as parcelas pendentes.

Processo de transição
Quando o novo financeiro é implantado, o antigo deixa de funcionar, não gerando mais os CIs do 2003.
Nesse caso será preciso escolher entre uma das opção a seguir:

Opção 1
A primeira opção é indicada para usuários que possuem poucos clientes com débitos, ou seja, com CIs ainda em aberto.
Neste caso será preciso verificar todos os débitos e cadastrar a conta manualmente no Revolution. Este processo é conhecido como Cadastro avulso de conta a receber.
Ao finalizar estes cadastros, os débitos presentes no 2003 podem ser ignorados. Ou é possível realizar as baixas, desconsiderando o valor de sua entrada.

Opção 2
Esta é a opção adequada para o usuário que possua muitos clientes com débitos em aberto. Neste caso recomendamos o seguinte procedimento:

No momento em que o cliente comparecer para pagamento dos valores devidos, consultar o CI no 2003 e realizar o lançamento da conta avulsa no Revolution.

Efetuar a baixa no novo sistema e após isso, efetuar a baixa também no Sav 2003 para zerar essa conta. O ideal é possuir um caixa do 2003 com número diferenciado para não influenciar no fechamento do caixa “real”.

Este processo deverá ser repetido até que todas as contas do 2003 sejam baixadas, não tendo mais necessidade de sua consulta.

 

Confira os manuais para uso do Contas a receber no Revolution: http://www.webeasy.com.br/blog/tag/contas-a-receber/