Abaixo você encontra um breve manual para utilização e administração de boletos no Revolution.
Geração dos boletos
Os boletos poderão ser gerados no Revolution de duas formas: a partir da tela Contas a Receber ou; automaticamente quando emitida uma nota fiscal.
A partir da tela contas a receber
1. Lançar o pedido no Contas a receber: Se o pedido foi gerado com a condição boleto, seu lançamento já estará definido com o meio de pagamento boleto e com as parcelas devidamente divididas. (Desde que corretamente configurado na tela Condição de pagamento).
Caso os pedidos estejam sem a Condição de pagamento devida, dividir as parcelas do contas a receber conforme o valor e parcelas do boleto. Marcar Boleto como meio de pagamento.
2. Clicar no botão Gerar Boletos.
Ao emitir a nota fiscal
1. Gerar o pedido com a Condição de pagamento adequada. No cadastro do cliente deve estar marcada a opção “cobrança via boleto”.
2. Na tela configuração global, na aba Boleto, marcar a opção “Gerar boleto junto com a Nfe?”. Poderá ser marcada a opção “Imprimir boleto junto com a NFe” para que no momento da impressão da NF também seja impresso o boleto.
Geração do arquivo de remessa
Após emitir os boletos é preciso gerar o arquivo de remessa e enviá-lo ao banco.
1. Para isso, clique no botão Arq. Remessa.
2. Indique a carteira e a data máxima de geração dos boletos.
Obs.: Todos os boletos com status “Novo” gerados até a data escolhida, pertencentes a carteira selecionada, serão adicionados ao arquivo de remessa.
3. Para finalizar clique em gerar arquivo.
Obs.: Os arquivos são gerados no caminho escolhido na tela Configuração Global > Boleto > “Local arquivo remessa”.
Envio do arquivo de remessa
O arquivo gerado deverá ser enviado ao banco.
Após o envio acessar a tela Adm. Boletos, clicar no botão Gerenciar arquivos, selecionar o arquivo enviado e clicar sobre o status para alterá-lo de “novo” para “enviado”.
Processando os arquivos de retorno.
Todos os arquivos de retorno deverão ser processados. O arquivo de retorno indica registro de boletos, baixas e divergências.
Para isso, acesse a tela Adm. Boleto, clique no botão Arq. Retorno.
Escolha a Carteira e o arquivo de retorno obtido junto ao Banco.
Cliquem em “Processar”.
Em suma, o processo se dará da seguinte forma:
1. Gerar os boletos
2. Enviar o arquivo de remessa ao banco e marcar no sistema que o arquivo foi enviado.
3. Processar o arquivo de retorno do banco para registrar os boletos.
4. Processar o arquivo de retorno do banco para liquidar os boletos.
Os boletos podem ter os seguintes status:
Novo: Quando nenhuma ação foi tomada. Estão aguardando a geração. Neste momento podem ser cancelados e alterados.
Arquivo gerado: Indica que já foi gerado um arquivo para este boleto. Não pode mais ser cancelado ou alterado, a menos que seu arquivo seja cancelado.
Arquivo enviado: Indica que o arquivo foi enviado ao banco.
Retorno processado: Indica que um arquivo de retorno foi processado para marcar o boleto como registrado ou para baixa-lo ou indicar qualquer divergência.
Registrado: Indica que o banco recepcionou o boleto e está registrado. Importante: somente após este procedimento é possível enviar instruções ao banco.
IMPORTANTE: É necessário cadastrar os feriados (nacionais, estaduais e municipais) no sistema para que seja desconsiderado os dias não úteis, sem expediente bancário, na contagem de prazos. O cadastro é feito na tela “Feriado”.