Aprenda neste manual como realizar devoluções e trocas de produtos no sistema para clientes.
Para realizar os procedimentos é necessário verificar se os respectivos CFOPs estão cadastrados corretamente.
Devolução do cliente – material não danificado. Quando optar por este CFOP no pedido de venda o produto não apresenta defeito. O sistema dará entrada no estoque da loja.
Campos obrigatório para operação.
Opções: marcar somente devolução Movimento de estoque: selecionar entrada.
DEVOLUÇÃO (material não danificado) o produto volta para estoque da loja.
Troca Defeito – material danificado. Quando optar por este CFOP no pedido de venda, o produto apresenta defeito, o sistema dá entrada em estoque apartado do estoque normal (estoque defeito), para realizar controle no relatório de repositório de troca.
Campos obrigatório para operação.
Opções: marcar devolução e Troca defeito Movimento de estoque: selecionar entrada.
TROCA DEFEITO (material danificado) o produto não volta para o estoque da loja, da entrada no estoque defeito.
Autorizar a visualização destes CFOPs na venda: É necessário acessar a tela Regras de Visibilidade > CFOPs de vendas, selecionar o grupos autorizado e clicar sobre os CFOPs cadastrados como devolução/troca defeito.
Quando o cliente solicita a DEVOLUÇÃO (material não danificado) ou TROCA DEFEITO (material danificado) de um produto, o usuário deverá lançar um pedido com a natureza de operação devolução ou troca defeito , informando a quantidade e produto devolvido.
Realizando este processo seu estoque fica atualizado com a quantidade disponível separada da quantidade de produtos com defeitos.
*Obs: Lembrando que também precisa conter o CFOP de Devolução para o fornecedor que precisa estar como saída para questões fiscais.
Porem a emissão da nota, não movimenta estoque.