Como fazer devoluções ou trocas de produtos com defeito para clientes

Aprenda neste manual como realizar devoluções e trocas de produtos no sistema para clientes.

Para realizar os procedimentos é necessário verificar se os respectivos CFOPs estão cadastrados corretamente.

Devolução do cliente – material não danificado. Quando optar por este CFOP no pedido de venda o produto não apresenta defeito. O sistema dará entrada no estoque da loja.

Campos obrigatório para operação.

Opções: marcar somente devolução                Movimento de estoque: selecionar entrada.

DEVOLUÇÃO (material não danificado) o produto volta para estoque da loja.

Troca Defeito – material danificado. Quando optar por este CFOP no pedido de venda, o produto apresenta defeito, o sistema dá entrada em estoque apartado do estoque normal (estoque defeito), para realizar controle no relatório de repositório de troca.

Campos obrigatório para operação.

Opções: marcar devolução e Troca defeito              Movimento de estoque: selecionar entrada.

TROCA DEFEITO (material danificado) o produto não volta para o estoque da loja, da entrada no estoque defeito.

Autorizar a visualização destes CFOPs na venda: É necessário acessar a tela  Regras de Visibilidade > CFOPs de vendas, selecionar o grupos autorizado e  clicar sobre os CFOPs cadastrados como devolução/troca defeito.

Quando o cliente solicita a DEVOLUÇÃO (material não danificado) ou  TROCA DEFEITO (material danificado) de um produto, o usuário deverá lançar um pedido com a natureza de operação devolução ou troca defeito , informando a quantidade e produto devolvido.

Realizando este processo seu estoque fica atualizado com a quantidade disponível separada da quantidade de produtos com defeitos.

 

*Obs: Lembrando que também precisa conter o CFOP de Devolução para o fornecedor que precisa estar como saída para questões fiscais.

Porem a emissão da nota, não movimenta estoque.