Confira neste manual as instruções para realizar a devolução de cheque no sistema.
Quando um cheque depositado é devolvido, será necessário informar ao sistema essa ocorrência, afim de que o valor seja atualizado na tela Lançamento em Conta, assim como nos relatórios e, para que haja a inclusão da uma conta a receber no nome do cliente com o valor devido.
Instruções: Entrar na tela carteira de cheque, selecionar o cheque que foi devolvido, ( o status precisa estar como depositado) e clicar no botão “2º devolução”.
O sistema exibirá a confirmação: sim para continuar o processo ou não para cancelar o processo.
Ao continuar, o sistema abrirá a tela para selecionar o motivo da devolução do cheque (não podendo ser escolhido o motivo 11 Cheque sem fundo 1º apresentação, pois este motivo pode ser depositado novamente com o mesmo cheque).
Após selecionar o motivo da devolução do cheque aperte “Selecionar”. O sistema criará automaticamente uma nova conta a receber no valor do cheque, permitindo receber novamente o valor em aberto. Porém o pedido de venda precisa estar com nome do cliente cadastrado.
Obs.: O valor que havia sido depositado em uma conta será debitado (estornado) após o processo.