Esse manual explica como gerar o arquivo de remessa dos boletos.
Após a geração dos boletos é necessário enviar as informações para banco através do arquivo de remessa.
[1] Entre na tela Adm. Boletos e clique em gerar arquivo de remessa (Arq. Remessa).
Selecione a carteira do banco, podendo também selecionar por data. Serão exibidos todos os boletos emitidos até o momento (ou até a data escolhida). Clique em gerar arquivo para gerar o arquivo de remessa.
Todos os boletos com status “Novo” gerados até a data escolhida, pertencentes a carteira selecionada, serão adicionados ao arquivo de remessa. O Status será alterado para “Arquivo Gerado”.
Obs.: Os arquivos são gerados no caminho escolhido na tela Configuração Global > Boleto > “Local arquivo remessa”.
[2] Após gerar o arquivo, envie ao banco (site ou app), conforme orientação de seu gerente.
[3] Na tela de gerenciar arquivo, selecione o arquivo gerado e troque seu status para enviado. Esse é um recurso apenas informativo e não tem efeito nos arquivos. O envio da remessa é feito manualmente ao banco. Caso queira cancelar a remessa, selecione o status cancelado. O arquivo será desfeito para posterior geração. (Lembre-se de excluir o arquivo gerado que foi cancelado para evitar enviá-lo por engano ao banco).
Status:
Novo – arquivo apenas gerado.
Enviado – enviado para o banco, este processo é apenas informativo, a remessa deve ser enviada para o banco manualmente.
Cancelado – o arquivo foi desfeito, porem continua na pasta e precisa ser excluído para evitar que seja enviado ao banco.