Como utilizar o recebimento?

Entenda como receber por pedido ou por pessoa (contas a receber), utilizando dinheiro, cheque, cartão de crédito, débito, depósito em conta, PIX e crédito do cliente na loja (vale).

Configurando a estação como “Caixa”.

Entrar na tela Configuração Local > aba Caixa > informar o numero do caixa, selecionar a opção “usa sat”, e incluir os dados do equipamento SAT (modelo, chave de vinculação e senha de ativação). Ao final, clicar em “salvar”.

Entrar na tela Recebimento.

Recebimento por pedido

Digite o número do pedido e aperte ENTER.

Dica: Na parte inferior esquerda da tela o sistema exibirá os pedidos de vendas aberto. Você pode iniciar um recebimento dando um duplo clique sobre o número de um pedido e apertando ENTER.

Também é possível adicionar mais de um pedido na tela do recebimento, digite todos os números dos pedidos e clique em ENTER.

Clique ENTER novamente para processar e realizar o recebimento.

Recebendo por pessoa

O recebimento por pessoal tem a função de exibir ao usuário caixa as contas a receber do cliente, previamente cadastradas pelo setor financeiro. O sistema exibirá o vencimento e o valor a receber das contas.

Dica: Caso queira visualizar as contas com boleto associado, marque a opção “Listar parcelas boletadas”.

Selecione a opção Pessoa, procure o nome do cliente e clique em ENTER.


Meios de pagamento:

Dinheiro, na lacuna “Valor (R$)”:

Deposito em conta (F5):  selecione o banco e o valor do depósito ou clique na lupa para pesquisar os depósitos pré-cadastrados.

Pix : Gera o QRcode com o valor do pedido e a canta de destino, facilitando o pagamento.

Obs.: Não há integração com o retorno bancário (efetividade da operação).

Cheque (F3): digite os dados dos cheque: banco, agência, conta, número do cheque e valor.

Cartão (F6): selecione o tipo de cartão: débito ou crédito e a respectiva rede/financeira. O valor poderá ser parcela conforme cadastro da tela Formas de recebimento.

É possível adicionar mais de uma forma de recebimento. 

Recebendo com Credito do cliente ou pedido de devolução.

Credito do cliente (Alt+C)- caso o cliente tenha um crédito na loja, dê um duplo clique sobre o respectivo valor.

Se o valor da compra for maior que o crédito do cliente, o sistema vai abater o crédito no valor total e cobrar o faltante.

Caso o valor da compra dor menos que o crédito, aparecerá uma mensagem perguntando “Deseja gerar crédito?”

Se o cliente desejar gerar um novo crédito atualizado, clicar em  “SIM” na mensagem.

Se o cliente desejar receber o valor da diferença como troco, clicar em “NÃO” na mensagem.

Obs.: Este valor será debitado no relatório de fechamento no campo dinheiro.

Pedido de Devolução Crédito gerado a partir de um pedido de devolução. Digite o numero da devolução no campo Pedido Dev:

Se o valor da compra for maior que o pedido de devolução do cliente, o sistema vai abater o crédito no valor total e cobrar o faltante.

Caso o valor da compra dor menos que o pedido de devolução, aparecerá uma mensagem perguntando “Deseja gerar crédito?”

Lembrando que para gerar crédito, é obrigatório que o pedido de venda ou de devolução tenha o nome do cliente identificado. Porém, se o valor do crédito for igual ou menor que o valor da nova compra, não há necessidade de informar o cliente.

Ao clicar na opção “Sim” o sistema gerará um novo crédito.

Clicando em NÃO, o sistema irá gerar troco.

Obs.: Este valor será debitado no relatório de fechamento no campo dinheiro.

O sistema irá abater o valor do pedido de devolução, no valor do recebimento e o cliente pagará a diferença, caso haja.

Após selecionar a forma de recebimento, clicar em Emitir CFe. Se o cliente solicitar CFP na nota, informar e clicar em confirmar, caso não queira informar, apertar a tecla “ESC”.