Configurando os CFOPs

Para configurar o CFOPs para sua operação da loja.

Nesta tela, tem 2 funções uma para controle de operações como movimentação de estoque, preços (custo ou venda), e a outra é a função tributaria (fiscal), vou de dar um exemplo, “Devolução” temos a devolução do cliente onde vc configura como será a movimentação do estoque(entrada), e outra devolução para fornecedor que na movimentação de estoque (saída)  são 2 configurações totalmente diferente.

Entre na tela Natureza de Operação > incluir. Preencha os campos

Descrição – descrever o nome do CFOP (ex venda tributada/ venda tributado fora SP /troca defeito/ devolução cliente / outros).

Código fiscal – informar o código fiscal CFOP. (ex 5102 /6102 /1411 e outros)

CST/CSQSN – informar sempre (000) pois este campo foi descontinuado desta tela.

Considerar no relatório? se esta opção não estiver selecionado os pedidos (venda ) com este CFOP não serão computados nos relatório (todos os relatórios de desempenho de vendas faturamento) .

Limite de credito de cliente:

NÃO AFETA selecionar quando não ira afetar no limite credito do cliente.

DEBITA selecionar quando pode debitar (constar) no limite credito do cliente.

Opções: 

DEVOLUÇÃO – selecionar quando é uma devolução esta opção ira dar entrada ou saída no produto do estoque da loja.

TROCA DEFEITO – selecionar quando for uma troca defeito quando selecionado esta opção  ira dar entrada no estoque troca defeito onde aparecera no relatório repositório troca defeito.

Nenhuma da 2 opção selecionada – optar para CFOP de vendas e compras.

Movimento do estoque

ENTRADA – ao selecionar esta opção será dado entrada no estoque.

SAÍDA – ao selecionar esta opção será dado saída no estoque.

NÃO AFETA – ao selecionar esta opção não ira movimentar o estoque da loja e nem defeito, porem se utilizar esta configuração para emissão de nota fiscal o sistema altera para Entrada, pois para emissão de nota fiscal precisa ser saída ou entrada.

Vendas para os sócios

VENDE PELO CUSTO? – ao selecionar esta opção, no pedido de o preço de venda altera automaticamente para o preço de custo do produto.

INDICE SOBRE O CUSTO – informar a margem fixa quando informar ao selecionar, o sistema ira calcular o preço de custo mais a margem informada, assim gerando um preço diferenciado no pedido de venda. 

Operação fiscal – ao selecionar esta opção o sistema ira buscar a classe fiscal pai cadastrado na tela classe fiscal na opção seleciona transferência.

Operação – selecione as opções – Venda, Transferência, Uso e consumo, Devolução e Outros. Caso selecionar Transferência o sistema ira buscar a informação na tela classe fiscal > classe pai o valores dos impostos .

Forma de tributação

ESTE CFOP É TRIBUTADO COMO NA VENDA? – ao selecionar esta opção, o sistema traz automaticamente os tributos da tela da classe fiscal ou Quando esta opção não estiver marcada ao emitir uma nota o sistema não ira trazer as informações dos tributos (informados na tela da classe fiscal) os tributos ficara todos zerados.

SISTEMA DEVE ALTERAR O CFOP SE NECESSARIO? – ao selecionar esta opção, o sistema ira alterar o CFOP cadastrado no tela da classe fiscal. Ex produto X esta como “substituição” na tela da classe fiscal o cadastro da “substituição” esta com Y CFOP ou se não selecionar o sistema ira usar CFOP deste cadastro.

Classe fiscal – selecione a classe fiscal, porem não é obrigatório preencher.

Observação – descrever avisos que vão sair na nota fiscal no campo dados adicionais automáticos.

Entre na tela regra de visibilidade > aba CFOPs > selecione o grupos que ira utilizar na operação> marque os CFOP criados para liberar a utilização nos processos.